Círculos, formação e consultoria

Outdoor Circle

Na minha vida e nos projetos onde estou envolvida, aplico os princípios da expressão e da escuta autêntica e vejo-me a construir um mundo melhor, em círculo. Com adultos, jovens e crianças, em escolas, organizações, empresas, com professores, executivos, líderes, amigos e quem sente o mesmo apelo.

Estar em círculo tem feito parte da minha vida, desde a juventude, na Associação Candeia e, mais tarde, em projetos da Associação Florescer e na Rede Educação Viva. Em 2017, conclui formação em Way of Council com Rob Dreaming e em Sociocracia 3.0 com John Buck.

Colaboro ativamente na European Council Network e na Rede Way of Council Portugal, onde faço o meu caminho enquanto facilitadora reconhecida de Way of Council, ligada a vários especialistas em todo o mundo. Em 2017 e 2018, fiz formação em “Council in Schools” com Joe Provisor da Circleways, “Council in Organisations” com Gallit Hayen e Geisa Heiten e “The Art of Witnessing” com Gigi Coyle e Rob Dreaming. Em 2018, fui uma das responsáveis pela organização do Gathering anual do ECN, em Portugal.

Sou coordenadora e consultora-formadora no Projeto “Aprender em Círculo” a decorrer no Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, em Oeiras, sendo também formadora responsável pelo curso acreditado para professores “Aprendizagem em Círculo”, desde 2018. Neste Projeto apoiamos as equipas das escolas a desenvolver novas abordagens pedagógicas e a implementar o formato do círculo nas práticas diárias, em rodas rítmicas, círculos de emoções em Council e conselhos de alunos e de escola em Sociocracia.

Na área das organizações e liderança desenvolvo projetos em Council e facilitei os módulos Líder Dialógico e Líder em Conflito, no Curso “Leadership.YOU”, no ISEG.

Em 2021, comecei a colaborar com a Associação Terra dos Sonhos como consultora técnica na Oficina dos Sonhos, apoiando a equipa da Terra dos Sonhos, realizando ações de capacitação com técnicos de instituições de Acolhimento e a facilitação de círculos de reflexão em rede.