Investigação em Ação

Investigar e descobrir novos caminhos através da experiência, da reflexão-ação, é a minha forma de eleição para consolidar processos de inovação em desenvolvimento social e educação.

Em 2004-2005, fiz uma especialização em Pedagogia Social na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação. Segui o apelo de investigar uma área ainda pouco abordada, a ligação entre o empreendedorismo e a educação, no sentido holístico. As descobertas estão plasmadas no dissertação de Mestrado, defendida em 2012, que obteve grau de excelente.

Mendes, M.T. (2011). Educação empreendedora. Uma visão holística do empreendedorismo na educação. Tese de Mestrado em Ciências da Educação (versão não publicada). Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Ciências Humanas de Lisboa. Consulta aqui.

Decidi colocar em prática o que tinha escrito e entre 2012 e 2013 fundei a Associação Florescer, a Associação Enraizar e a Rede Educação Viva. No decorrer destes projetos tenho escrito na prática aquilo em que acredito. Faço “política no terreno”, desenvolvo projetos de inovação e apoio sistemas a mudar de paradigma.

Em 2018, publiquei um livro colaborativo onde abordei o tema da educação como uma forma de estar no mundo: “Aprender – outro nome que a vida poderia ter”. Consulta aqui.

A alma de investigadora empreendedora, com um espírito crítico evolucionário, mantém-se, assim como a coordenação do Núcleo de Investigação e Desenvolvimento da Florescer, em conjunto com Alexandra Fidalgo, em colaboração com outros investigadores.

Aqui fica o resumo da Tese de Mestrado “Educação empreendedora. Uma visão holística do empreendedorismo na educação”:

A presente investigação aborda a problemática do empreendedorismo na educação na perspectiva de uma investigadora que procura visualizar e cruzar os panoramas actuais do campo de investigação do empreendedorismo e da educação holística. Desse olhar surge uma visão renovada do empreendedorismo na educação e fundamenta-se uma abordagem holística da educação: uma “Educação Empreendedora”. A obra encontra-se dividida em três capítulos que compõem o corpo equilibrado da investigação na tentativa de introduzir, aprofundar e sintetizar quais as estratégias educativas que melhor se enquadram com a finalidade do estudo. No primeiro capítulo procede-se à análise das concepções vigentes de empreendedorismo e ao seu lugar na educação, através do estudo das principais teorias deste campo de investigação. Duas questões principais surgem como ponto de partida para esta parte: O que é o empreendedorismo? O que é uma educação em empreendedorismo? No segundo capítulo avança-se no estudo de novos paradigmas educacionais e na relação dos seus fundamentos e estratégias com o conceito de empreendedorismo. Nesta parte procura-se, fundamentalmente, a abertura deste termo a outras perspectivas paradigmáticas. A conceptualização de uma abordagem holística do empreendedorismo na educação pretende conseguir respostas às seguintes questões: O que é uma educação que contribui para o desenvolvimento do potencial empreendedor da humanidade? O que é uma educação empreendedora na perspectiva holística? O que é uma escola empreendedora? É a questão primordial do terceiro capítulo que investiga a possibilidade de existir uma escola que tenha já desbravado um caminho dentro desta nova abordagem. Nesse sentido procede-se ao estudo de caso de uma escola que contesta as orientações vigentes e rompe com o status quo educativo, exercendo o seu papel marcante de transformação social e de criação de uma comunidade educativa empreendedora. Essa escola é a Escola da Ponte – Escola Básica Integrada de Vila das Aves, Portugal. As evidências surgem: mais do que projectar uma educação em ou para o empreendedorismo é possível viver uma “Educação Empreendedora”.


Abstract: This research approaches entrepreneurship in education from the perspective of a researcher who intends to visualize and intersect the current scenarios of entrepreneurship and holistic education investigation fields. From this view emerges a renewed vision of entrepreneurship in education and a reasoned holistic approach of education: an “Entrepreneurial Education”. This work is divided in three chapters that compose the balanced body of the research in the attempt to introduce, deepen and synthesize which strategic education best fit into the purpose of the study. The first chapter starts with the analysis of the current conceptions of entrepreneurship and its place in education, by studying the main theories of the research field. Two main questions arise as a starting point of this part: What is entrepreneurship? What is entrepreneurship education? The second chapter proceeds into the study of new education paradigms and their grounds and strategies in relationship with the entrepreneurial concept. This part mainly intends to open up the concept to new paradigm perspectives. The conceptualization of a holistic approach to entrepreneurship education tries to answer the following questions: What is an education that contributes to the development of the entrepreneurial potential of humankind? What is an entrepreneurial education in a holistic perspective? What is an entrepreneurial school? That is the primal question of the third chapter which investigates the possibility of the existence of a school that has already explored a way in this new approach. In that sense a case study is made of a school that refutes the current orientations and dismantles the education status quo, exercising its outstanding role in the social transformation and in the creation of an entrepreneurial education community. That school is Escola da Ponte (Bridge School) – Integrated Basic School of Vila das Aves, Portugal. The evidences arise: more than projecting an education in and on entrepreneurship it is possible to live an “Entrepreneurial Education”.