Maria Teresa Mendes

Brilhar é uma marca pessoal que destaca os meus “porquês”. Os porquês de fazer aquilo em que acredito e que tenho empreendido. Acredito que através de uma educação participativa e integral, conseguiremos transformar o mundo num espaço de co-existência equilibrada. Acredito que a transformação do todo começa pelo desenvolvimento de cada pessoa, em relação harmoniosa com o que a rodeia. Acredito que dessa relação são criados sistemas e organizações que promovem o bem comum, de um modo íntegro e responsável.

O que queres ser quando for(es) agora?

Quando compreendi o que me fazia brilhar os olhos assumi essa responsabilidade, em todos os sentidos. Contribuir para a inovação da educação e da sociedade, criando redes e abrindo portas para que cada pessoa possa florescer no seu mundo, o mundo de todos nós.


Criei este espaço de desenvolvimento com serviços personalizados para colaborar em projetos de consultoria nacionais e internacionais, trans-formação nas áreas sociais, educação e liderança.

Serviços de consultoria-tutoria a pessoas e equipas em processos de mudança e inovação; ações de formação-ação; facilitação de círculos em council; coaching individual e coletivo; comunicações e palestras; redes de partilha e investigação. Estas são algumas das organizações que tenho desenvolvido, em equipa e em rede: #Florescer#RedeEducaçãoViva#RedeWayofCouncil#Enraizar#Vizinhar, #Terra dos Sonhos.

Mestrado em Ciências da Educação (Universidade Católica Portuguesa – F. Ciências Humanas, 2012), com a tese: “Educação Empreendedora – Uma visão holística do empreendedorismo na educação”, estudo de caso da Escola da Ponte. Especialização em Pedagogia Social (Universidade Católica Portuguesa, 2005). Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas, especialidade em Marketing (ISCTE, 1999).

Formação especializada em Way of Council, Sociocracia, Teaching Academy – J.Krishnamurti, PNL-Programação Neurolinguística, Igualdade de Oportunidades, Coaching.

Experiência na área da inovação social e educação global, gestão e consultoria, formação, empreendedorismo e liderança, comunicação (publicidade e rádio), redes e projetos comunitários. Destaca-se a colaboração na European Council Network, na Rede Way of Council Portugal e no Programa de formação em liderança LeadershipYOU; consultoria técnica e facilitação de equipas no projeto Oficina do Sonho (Casas de Acolhimento) da Associação Terra dos Sonhos desde 2021; experiência de gestão de projetos de empreendedorismo social no Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano K’Cidade (Fundação AgaKhan); consultoria no Ministério Educação para o Projeto é! – Educação para o Empreendedorismo (2005-2007).

Co-fundadora, presidente da Florescer – Associação de Educação Global e co-fundadora de várias organizações: Candeia – Associação para a Animação de Crianças e Jovens, Enraizar – Associação de Aprendizagem Comunitária, Raízes – Associação de Apoio à Criança e ao Jovem, Rede Educação Viva Vizinhar – Cooperativa de Desenvolvimento Local

Publicações, em co-autoria: “Aprender – Outro nome que a vida poderia ter”. Edições Vieira da Silva (2018); “Carta de Criação de Negócios para a Inclusão”. Kit de Animação e Desenvolvimento Local. K’Cidade – Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano (2007); “Guião de Educação para o Empreendedorismo”. Coleção Educação para a Cidadania . Ministério da Educação. Direção-geral de Inovação e de Desenvolvimento (2006).

facebook: @brilharmariateresamendes @mariateresamendes

email: teresa.mendes@gmail.com

E mais … quem sou eu? Pergunta de uma vida. Nasci dia 11 dezembro de 1976 em Lisboa, Portugal. Cresci na cidade e no campo, a gostar do melhor de cada uma, feliz. Agora aos 43 anos, mais em aceitação com o que não me faz sentido. Mulher mãe empreendedora, visionária. Sim, guerreira da paz com alma de rainha e de criança. Apaixonada pela vida, pelo que faço. Agradecida todos os dias. A desfrutar, a semear, a transmutar, a cuidar. Caminhar com poesia na montanha e à beira rio, a aventurar-me e a observar, dançar sozinha e em família, com amigos, alimentar-me bem, chorar e partilhar, rir. Continuar a surpreender-me com isto de ser humano. Aprender. Também a ser esta força da natureza viva. Que oportunidade!

(2019)